sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Motivação

Qual verdadeiramente é a diferença entre uma pessoa motivada e uma desmotivada? Algumas pesquisas mostram que uma pessoa motivada produz e realiza 40% a mais que uma desmotivada.

Grandes empresas chegam à conclusão que pessoas desmotivadas têm 87% de chances a mais de sair da organização, que usam mais o plano de saúde, que faltam mais dias de trabalho, criticam mais a empresa e recorrem mais à justiça contra a empresa em que trabalham.

Ou seja, para tudo o que você for fazer, manter-se motivado é fundamental para o seu sucesso. Todas as pessoas merecem ser bem sucedidas, mas isso depende em primeiro lugar de você.

Quando você fica desmotivado, de quem é a culpa?
De Deus, da sua família, do seu salário ou da sua igreja? Quando você cai desmotivado, quem deve reanimá-lo? O pastor, sua família, um presente de Deus?

A Bíblia conta uma passagem tremenda. O grande Rei Davi foi a uma batalha, porém as coisas não saíram como ele esperava e todo povo o ficou revoltado. Ele não tinha ninguém para motivá-lo.

"E Davi se retirou para um lugar calmo e se reanimou em Deus".
1 Samuel 30.6

Ele não gastou tempo culpando as pessoas em sua volta, mas assumiu a responsabilidade por sua própria motivação. Ele se retirou e buscou a Deus, recebeu novas instruções que restauraram sua confiança e coragem. Ele se motivou no Senhor e voltou a conduzir sua tropa à vitória. O exército de Davi, naquele momento,queria até apedrejá-lo. Isso porque as pessoas sempre buscam um responsável pela sua desmotivação.

Esta é uma decisão que toda pessoa deve tomar, nunca culpar ninguém pelo seu desencorajamento, pela sua desmotivação. Você é responsável por se manter motivado e agora veremos alguns passos que precisamos dar para que isso aconteça:

    1.  Convicção do propósito da sua vida.
Todos nós ficamos extremamente motivados quando estamos em uma missão ou em uma função que sabemos que é o propósito da nossa vida. Passamos problemas e dificuldades e, mesmo assim, temos ânimo para enfrentar os obstáculos. Nada nos faz parar, pois estamos cumprindo o chamado de Deus.

Depois da segunda guerra mundial, descobriram que exércitos pegavam prisioneiros em um campo de concentração e os mandavam transferir uma pilha de detritos de um lado para o outro do campo. Quando eles terminavam, depois de algumas semanas, mandavam voltar tudo para o lugar de origem. Os especialistas de guerra definiram tal atitude como tortura mental.

Assim acontece quando você perde a convicção do propósito da sua vida. Quando não sabemos mais por que estamos realizando determinada atividade, ficamos como quem transfere pilhas de detritos de um lado para o outro.

As pessoas continuam insistindo por algum tempo, mas depois de não verem o resultado ficam desmotivadas. Se você crê que este é o seu propósito, mesmo que ainda não esteja colhendo um bom resultado, não pare, persiga o seu alvo. Nem todos os dias serão bons, mas em todos eles você estará dando um passo a mais em direção ao seu propósito e isso trará reconhecimento e recompensa.

    2.  Encher-se daquilo que traz motivação.

 Leia livros que falam sobre aquilo que você mais ama fazer ou sobre o propósito da sua vida. Leia sobre pessoas que pagaram um preço alto e, apesar dos problemas destruidores, continuaram até ter vitória.

Ouça mensagens  que geram uma visão clara daquilo que você quer alcançar. Busque na Bíblia textos com promessas de Deus para sua vida.

    3. Mantenha contato com pessoas inspiradas.

Nunca busque conselhos com pessoas problemáticas, desmotivadas ou murmuradoras. Relacionar-se com pessoas assim, em períodos de desânimo, poderá ser o seu fim.
Fale, ouça, visite pessoas inspiradas, visionárias e motivadas de tempo em tempo. Isso lhe ajudará e o motivará a continuar. Com base nestes conselhos, você verá que até os vencedores passaram por coisas piores do que estas que você está passando hoje.

    4. Nunca perca um evento que possa inspirá-lo ou motivá-lo.

Existem eventos que recarregam nossas baterias e nos dão combustível para caminharmos mais um pouco. São eventos inspiradores. Nunca pense que você está pronto ou sabe tudo. Veja esses eventos como um oásis no deserto.

Por que homens bem sucedidos e que conquistaram coisas grandes sempre estão fazendo palestras? Porque a nova geração de conquistadores está sedenta para ouvi-los e se inspirarem neles para também conquistar seus alvos.

    5. Cuide de sua saúde.

Pessoas disciplinadas levam uma vida mais motivada e conseguem, diante das adversidades, manterem o equilíbrio. Elas organizam-se e tiram um tempo para exercícios, para dormir bem e ainda têm um cuidado especial com a alimentação.

Se o nível de serotonina de uma pessoa, que desempenha um importante papel no sistema nervoso, está baixo, ele pode levar a pessoa ao desânimo e até à depressão. Você precisa assumir a responsabilidade pelo seu nível de motivação.

    6. Ter uma diversão.

Você precisa ter algo em sua vida que seja à parte de todas as suas atividades rotineiras. Algo que o relaxe, dê prazer, o faça desligar de tudo e todos. Vou citar algumas sugestões de atividades: cozinhar, jogar bola, cuidar do jardim, pescar, correr, assistir corridas, entre tantas outras.

    7. Disciplina espiritual diária.

Quando você tem uma disciplina diária, está se tornando responsável pela sua auto-motivação. Quando lê a bíblia, ora, ouve louvores e O adora, faz com que a presença de Deus o visite com um novo ânimo.

Davi foi ao seu lugar secreto e se fortaleceu em Deus. Basta uma palavra do Senhor e todo desânimo desaparece.

    8. Motive as pessoas que o cercam.

Qual a melhor forma de motivar as pessoas ao seu lado? Vivendo uma vida motivada ao lado delas. Quando você vive assim, motivado e inspirado, isso influencia e contagia as pessoas à sua volta.

Quando as pessoas veem você dando o seu máximo, isso as inspira a fazerem o mesmo. Elas farão coisas que antes pareciam impossíveis de realizarem. Isso é multiplicador de forças.

Você está disposto a pagar o preço e assumir a responsabilidade do seu próprio nível de inspiração e motivação? Isso é a sua função, ninguém poderá fazer por você.

"E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa de seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus". 
1 Samuel 30.6

"Para tudo o que for realizar, manter-se motivado é fundamental". 




Nenhum comentário:

Postar um comentário